Skip to main content

Navegue pelos ícones ou desça naturalmente na página.

INFORMAÇÃO GERAL

TRADIÇÃO

CULTURA

A VISITAR

INFORMAÇÃO GERAL

  • Capital do distrito de Santarém
  • Fundação: 1095
  • Província do Ribatejo
  • Região (NUTS II):  Alentejo
  • Sub-região: Lezíria do Tejo
  • Área: 552,5 km2
  • População: 58.671 habitantes (2021)
  • 18 freguesias
  • Feriado Municipal: 19 de março

Factos e História

No alto de um planalto, Santarém é um miradouro sobre a região fértil da lezíria, o vale do rio Tejo conhecido pela agricultura, pela criação de gado e pela arte tauromáquica.

A cidade integrou as terras da Ordem de Cristo que apoiou financeiramente as Descobertas dos portugueses tendo-se desenvolvido muito nessa época, o que se reflete ainda hoje nos monumentos, tão importantes para a história da arte portuguesa.

O ponto de encontro para começar a visita de Santarém é normalmente o Jardim das Portas do Sol, a alcáçova do antigo castelo que D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, tomou de surpresa aos mouros, numa escalada noturna em 1147. Depois de admirar a paisagem deste miradouro natural, onde se encontra o Centro de Interpretação UrbiSacallabis, podemos então ir explorar a cidade.

Santarém tem uma localização central face ao país. Dispondo de excelentes acessibilidade quer por estrada quer por via férrea. Santarém é servida pela principal via ferroviária do País: a linha do norte (linha dupla, eletrificada e com dispondo de um grande número de ligações quer para Lisboa quer para outros pontos do País).

Num contexto urbano, a cidade de Santarém tem para oferecer ao visitante: teatros, cinemas, galerias de arte e outros espaços destinados a atividades de cariz cultural. Recentemente reestruturado, o teatro Sá da Bandeira oferece uma programação variada, incluindo palestras, música, teatro, cinema, entre outros. Por outro lado o teatro Taborda é, maioritariamente, orientado para a apresentação de peças de teatro.

A cidade conta ainda com seis salas de cinema, no WShopping (Centro Comercial) (a 50 metros do ISLA), que oferece as mais recentes novidades cinematográficas. Para os interessados em arte, a galeria Respública e o Fórum Mário Viegas têm regularmente exposições, contando com a participação de artistas nacionais e estrangeiros, exposições essas patentes ao longo do ano.

TRADIÇÃO

Festa Brava e a Emoção das Gentes...

A tradição ribatejana não se explica, vive-se.
À braveza do toiro, junta-se a bravura das gentes que ao longo do tempo foram colhendo os benefícios daquela terra imensa, mas resistindo também.
O que vemos hoje como uma paisagem plena de beleza natural foi muitas vezes agreste para quem dela vivia.

As cheias do Tejo, o trabalho no campo e a frugalidade das comunidades avieiras são alguns exemplos dos rigores da vida ribatejana. Mas se há povo que sabe celebrar é este. Uma certa teimosia e profundo amor à terra fazem com que os ribatejanos sejam bravos defensores das suas tradições e que tenham gosto em partilhá-las com quem os visita.
Não há festa sem fandango, sem o toiro bravo, sem o orgulho do campino e uma mesa bem composta pelos pratos típicos e o vinho da região.
E há sempre lugar para mais um.

A Festa Brava
Este é, indiscutivelmente, um produto ímpar no Ribatejo e que caracteriza a região.

O Azulejo
Onde a luz se muda e dá vida ao Azulejo. Um património azulejar de extrema riqueza

O Fandango Ribatejano
Na Lezíria do Tejo é bem patente a íntima ligação das gentes com a sua cultura e tradições.

O Pão Ribatejano
O Saloio Ribatejano O Ribatejo afirma-se, na sua quase plenitude, com pão de trigo à mesa.

O artesanato da Lezíria do Tejo
Ao unir as características naturais da Lezíria – o Tejo, com a simplicidade vegetal

Pesca ao sável
O vento soprava forte sobre os
salgueirais da margem do Tejo,
junto à foz do Alviela.

Os Bordados da Glória
“Marcas” da Cultura Gloriana   É uma arte que ainda persiste. A arte de “marcar”.

O Tomate e o Arroz Ribatejanos
O tomate é de longe o produto hortícola
de maior importância no Ribatejo de
importante labor

Ligações encaminham para o site da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo

CULTURA

As romarias, feiras e festivais assumem-se como ex-líbris da cidade e grandes impulsionadores do turismo regional e à escala nacional. A antiga feira do Ribatejo, atualmente designada de Feira Nacional da Agricultura, oferece aos visitantes toda uma ambiência característica da cidade, aos sabores, à atividade agrícola e à lezíria, aos animais de criação. É, sem dúvida, um marco e uma mais valia para a região que vale a pena ser visitada, por Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), no acesso sul a Santarém.

É neste mesmo espaço que se realizam igualmente, em Maio, a Expocaça (certame dedicado a todo o universo cinegético, armas e acessórios para o caçador); em Setembro, o Festival Internacional de Folclore (dedicado à etnografia, tradições e costumes de vários países); em Outubro, a Lusoflora (exposição de floricultura e horticultura); em Novembro, a Avisan (dedicada, em geral, aos animais de companhia, com especial incidência para as aves, sendo uma exposição que conta também com a participação de alguns concursos de canicultura).

Finalmente, o mais recente dos certames é o Festival Nacional de Gastronomia (o maior do género em Portugal), que traz à cidade de Santarém, em Outubro, as mais diversas ofertas gastronómicas de todo o país e que conta com a presença de inúmeros participantes e profissionais na arte de degustar.

Clique para Consultar a Agenda de Eventos da Camara Municipal de Santarém

A VISITAR

Igreja de Nossa Senhora da Graça

 Como chegar?

Construção do início de 1380, com o apoio de João Afonso Telo e sua mulher D. Guiomar de Vilalobos, só foi terminada por volta de 1420.

Mais Info

É um grande e belo templo característico do gótico pleno português, com três naves definidas por arcos ogivais, assentes em duas alas de colunas encimadas por capitéis ornados de motivos vegetalistas e de alguns, muito poucos, com motivos antropomórficos. A iluminação é feita através de janelas ogivais e transporta-nos para um espaço que reflecte a ideia da época, “Deus é luz “.

Horário de Verão:de 21 de julho a 10 de Setembro 10:00 – 13:00 | 14:00 – 18:00 | ENCERRA – Feriados
Horário: 09:15 – 12:30 | 14:00 – 17:15 | ENCERRA – Feriados

IGREJA DE N.S. ASSUNÇÃO DE MARVILA

 Como chegar?

O edifício da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Marvila é uma reconstrução dos princípios do século XVI

Mais Info

levada a cabo pelo impulso do rei D. Manuel I, sobreposta na estrutura gótica preexistente. As linguagens do manuelino estão bem expressas em toda a igreja, sobretudo no portal da fachada. O interior do templo apresenta três naves, divididas por arcos plenos, clássicos que se encontram assentes sobre grossas colunas com bases animadas de “garras-enrolamentos” e encimadas por belos capiteis jónicos. As paredes estão revestidas de azulejos de várias cores e de enxadrezado azul e branco, datados de 1617, 1620, 1635 e 1639.
O pórtico do templo de Marvila, símbolo do chamado estilo manuelino é esplendorosamente belo e elegante, com arcos policêntricos trilobados que são envolvidos por troncos e outros ornamentos típicos do estilo do Rei Venturoso tais como o cordame misturado com motivos vegetalistas.

Horário: 10:00 – 12:00 | 14:00 – 17:30 | ENCERRA – 2ª., 3ª e feriados 

CONVENTO DE S. FRANCISCO

 Como chegar?

A sua fundação remonta a 1242, integrando-se na corrente “mendicante”, visível na amplitude do espaço

Mais Info

vãos altos assentes em pilares finos e ornamentação escultórica rara e sóbria. O edifício possui na sua estrutura sinais marcantes das várias épocas, do gótico ao barroco, passando pelo manuelino e renascença. Do período inicial restam boa parte da volumetria e os elementos estruturais mais importantes. Ao longo dos séculos o mosteiro foi sucessivamente alterado por novas campanhas artísticas, como no claustro, na transformação radical do cruzeiro e em diversas capelas do interior da igreja, das quais restam elementos decorativos de grande qualidade, como o arco renascentista da Capela de Santa Ana ou a traça maneirista da Capela das Almas, panteão dos Meneses e obra do arquiteto Pedro Nunes Tinoco.

Horário: 09:00 – 12:30 | 14:00 – 17:30 | ENCERRA – 2ª

Mercado Municipal

 Como chegar?

Datado de 1930, sob o risco do Arquiteto Cassiano Branco, veio subtituir o mercado ao ar livre que sobreviveu durante séculos…

Mais Info

na Praça Visconde Serra do Pilar, conhecida como Praça Velha. Para além da linguagem arquitetónica do edifício sobressai, no seu exterior, um notável conjunto de cinquenta e cinco painéis de azulejos figurativos e oito decorativos encomendados à extinta Fábrica de Sacavém, e que representam motivos da propaganda turistica e regional, que caracterizavam a Capital do Ribatejo nos inicios do século XX.
Muralhas das portas do sol

 Como chegar?

Das imponentes fortificações de Santarém pouco resta. As Portas do Sol assentam sobre muralhas e têm ainda três torreões.

Mais Info

Além da Porta do Sol, hoje varanda panorâmica, vê-se uma outra porta que dava para o Alfange. Alguns lanços de muros e um troço da Porta de Santiago, completam os vestígios do que foi um dos mais importantes castelos medievais. Ajardinado em 1896, é hoje a sala de visitas da cidade.
PORTA DE SANTIAGO

 Como chegar?

Era a porta principal do castelo de Santarém, chamada por isso mesmo de porta da Alcáçova, cuja primeira menção data de 1249

Mais Info

A atual designação deriva da invocação da igreja por onde passava a calçada que ligava o esporão do planalto à Ribeira. Até ao século XVI também servia de acesso à vila, através de um caminho dado como irrecuperável em 1797. Nela pode-se observar um brasão de armas fernandino de Portugal, que documenta as obras de reforço das muralhas da vila. É atualmente atravessada pelos inúmeros peregrinos do caminho de Santiago.
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO URBI SCALLABIS - USCI

 Como chegar?

Este espaço museológico expõe achados arqueológicos da antiga Alcáçova e arredores, em vitrines,

Mais Info

combinados com uma componente multimédia em que os visitantes têm a oportunidade de conhecer os diferentes períodos cronológicos abordados, desde a pré-história até à época contemporânea.

Horário: 09:15 – 12:30 | 14:00 – 17:15 | ENCERRA – 2ª., 3ª e feriados

CASA-MUSEU ANSELMO BRAAMCAMP FREIRE

 Como chegar?

Instalada no antigo palácio dos Barões de Almeirim, este museu possui um valiosíssimo espólio artístico e bibliográfico.

Mais Info

Na pinacoteca destaque para as obras de Josefa d’Óbidos (1630 – 1684), Tomas de Anunciação, José Malhoa (séc. XIX), Quinchardte, Drogstroot e Dirk Stoop.

Horário: 09.30 – 18.00 | ENCERRA – Fins de semana e feriados

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE - Classificação IIP

 Como chegar?

A Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi mandada edificar no ano de 1664, por iniciativa régia de D. Afonso VI,

Mais Info

sob traças do arquitecto régio João Nunes Tinoco, aquando da reestruturação da área urbana do Paço Real de Santarém.
A história da Igreja anda ligada a uma pequena ermida arranjada/fundada pelo arrábido capucho, Afonso da Piedade, em 1611. Esta rivalizava com a Ermida de Nª Sª da Guadalupe, fundada no reinado de D. Afonso V. Foi à volta desta imagem que ocorreram «os sinais milagrosos» (26 e 27 de Maio de 1663), que os crentes e depois a Sé de Lisboa vieram a chamar o «Milagre da Sª da Piedade» associados com a vitória portuguesa na Batalha do Ameixial, que praticamente pôs fim à Guerra da Restauração (11 de Julho de 1663).
Em Janeiro de 1664, o Rei D. Afonso VI decide mandar erguer uma Igreja com patrocínio real, dedicada à Senhora da Piedade, aproveitando os alicerces da sua ermida. Em 1665 começaram as obras mas só foram acabadas nos finais do reinado do irmão do fundador, D. Pedro II, entre 1688 e 1691.

Classificação IIP (Imóveis de Interesse Público): 1934-08-11

Horário: 09:00 – 12:30 | 14:00 – 17:30 | ENCERRA: 4ª. e Sábados de tarde; Domingos e feriados

Falcoaria Real

 Como chegar?

A Falcoaria é uma modalidade de caça praticada em Portugal desde o séc. XII e assinalada no território desde a fundação da nacionalidade.

Mais Info

Falcoeiros de Setecentos, que se fixaram em Salvaterra de magos, vindos de Valkenswaard – Holanda, para garantir o bom funcionamento desta falcoaria, utilizaram aves com características distintas, que lhes permitia a caça de diferentes espécies, possível através do alto e baixo-voo. São algumas dessas espécies, que hoje residem permanentemente na Falcoaria Real, outrora utilizadas pelos monarcas portugueses nas suas pomposas caçadas reais. Durante a visita tem ainda a possibilidade de descobrir o mundo da Falcoaria desde o Neolítico até aos nossos dias, os motivos que conduziram ao aparecimento desta arte, bem como, a sua importância na Vila de Salvaterra de Magos, que desde sempre reuniu condições favoráveis para a realização de grandes caçadas.

Horário: De Terça-Feira a Domingo.

Sé Catedral de Santarém

 Como chegar?

A Igreja da invocação de Nossa Senhora da Conceição, inicialmente dos padres da Companhia de Jesus e, depois de 1780

Mais Info

do Seminário Patriarcal de Santarém, é um dos mais importantes e formosos monumentos sacros do património scalabitano.
Trata-se de um edifício de estrutura e fachada maneirista construída entre 1672 e 1711. O frontispício da igreja possui cinco corpos distintos, dando uma forte impressão de força e poder. Impressão de poder que são aumentados e complementados com as duas partes simétricas do conjunto edificado, formando como que um uno e grande palácio de Deus. Foi objecto de intervenção em 2008 levada a cabo pelo mestre organeiro Nuno Rigaud.
Sita na Praça Sá da Bandeira
Classificação Monumento Nacional: 1917-03-14

Horário: 10:00 – 18.00 | ENCERRA à Terça-Feira.

Igreja de S. Nicolau

 Como chegar?

A Igreja Paroquial de S. Nicolau de Santarém é uma construção maneirista de 1613 Resulta de uma reedificação no espaço da antiga igreja

Mais Info

gótica ali existente e que foi destruída por um violento incêndio.
A fachada é simples, impressionando pela sua verticalidade de linhas e revelando características maneiristas. Desenvolve-se em cinco corpos divididos por pilastras verticais assimétricas. Possui apenas uma torre, não muito alta, encimada por pináculos e esferas.
A igreja de S. Nicolau tem agregada uma capela, cujo orago é S. Pedro que possui o magnífico túmulo gótico de Fernão Rodrigues Redondo, datado do século XIV e que está classificado também como monumento nacional.

O órgão de Tubos da Igreja de S. Nicolau foi objecto de restauro em 2008 pelo mestre organeiro Dinarte Machado. É um órgão positivo de armário, com caixa construída em madeira de pinho de Flandres e posteriormente pintada.
Este instrumento é característico da escola de organaria Portuguesa, construído em 1818, por António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828).

Horário: 09:00 – 19:30 |

complexo aquático

 Como chegar?

Equipamento lúdico-desportivo onde poderá usufruir agradáveis momentos de repouso, convívio ou manutenção da sua forma física.

Mais Info

Integra piscina coberta, piscina de ondas, escorregas e restaurante.

Horário de Verão: 2ª a 6ª – 08:00 -21:00 Sábado: 09:00 – 17:30 | Encerra: Domingo (excepto em Junho, Julho e Agosto) 

JARDIM | MIRADOURO PORTAS DO SOL

 Como chegar?

Ocupa a primitiva área muralhada de Santarém (cidadela ou Alcáçova), tendo a atual função resultado do projeto de João Fagundo da Silva

Mais Info

concluído em 1936. Hoje varanda panorâmica sobre o Tejo e a extensa Lezíria, é a sala de visitas e um dos espaços mais concorridos da cidade. Aqui se encontra instalado o Urbi Scallabis – Centro de Interpretação, uma estrutura de apoio ao conhecimento e interpretação do centro histórico pelo visitante.

Espaço com cafetaria, restaurante, jogo e recreio, museu.

Horário:   09:00 -22:00

JARDIM DA LIBERDADE

 Como chegar?

Na transição entre o Centro Histórico e a parte nova da cidade existe um excelente parque para passeio e descanso, o Jardim da Liberdade,

Mais Info

Com muito espaço livre ao lado de um espaço arborizado, ali encontramos de tudo um pouco. Corrida, passeio, descanso, convívio, jogos, pista de ciclismo, parque infantil, um lago, tudo ali existe e é possível fazer. Existe também um café e uma esplanada, além da avenida estar rodeada de lojas e serviços de todo o tipo, incluindo um centro comercial, bancos e correios. No centro do jardim podemos ainda ver o Monumento aos Forcados e uma estátua de D. António, Prior do Crato. 
Teatro Sá da Bandeira

 Como chegar?

Construção do início do século XX, este edifício tornou-se, à época, numa das principais referências culturais da cidade.

Mais Info

A marca do romantismo tardio manifesta-se na decoração neo-barroca, adaptada às inovações estilísticas das primeiras salas de cinema do país, anteriores à art deco. O hibridismo da fachada, característico da arquitetura romântica, apresenta uma profusão de elementos decorativos de varias origens formais, utilizados desde os finais do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

Horário: terça a sexta: 11:00 – 14:00 | ENCERRA: domingo, segunda e feriados

CASA DO BRASIL

 Como chegar?

Edifício setecentista construído a partir de estruturas habitacionais pertencentes à família de Pedro Álvares Cabral.

Mais Info

No final do século XX o Município de Santarém adquiriu o imóvel tornando-o num espaço-memória da relação de Santarém com os Descobrimentos e, particularmente, com o Brasil, constituindo-se desde então como um importante polo de difusão cultural da cidade.

Horário:   9:00 -12:30 | 14:00 – 17:30 | ENCERRA – Domingos, segundas e feriados

CÍRCULO CULTURAL SCALABITANO

 Como chegar?

Há 110 anos, ou seja, desde 1895, que se faz teatro neste espaço ao qual se atribuiu o nome do actor Taborda.

Mais Info

O Teatro Taborda foi fundado por um grupo de amantes e amadores do teatro, em Santarém e, aos poucos, sem pressas, transformaram um picadeiro, aqui pré-existente, num espaço para Teatro.

Esta associação produziu, ininterruptamente, espectáculos de teatro musicado, operetas e comédias, alguns das quais com músicas e letras de produção local, outros foram interpretações de peças portuguesas e estrangeiras.
Assim, este espaço marcou a formação cultural da cidade de Santarém, a partir de 1895, incentivando músicos, artistas e escritores, para a composição musical para teatro e também para orquestra, a criação teatral, em todas as suas vertentes e, mesmo, a dramaturgia e a poesia.

W Shopping

 Como chegar?

O W Shopping, situado no centro histórico de Santarém, é o maior centro comercial do distrito.

Mais Info

Inaugurado a 28 de Outubro de 2003, ano em que foi atribuído o prémio de “Melhor empreendimento de 2003” pela revista imobiliário. Com uma arquitetura inovadora, requalificou de forma inequívoca o centro da cidade de Santarém.

O W Shopping é constituído por 70 lojas, 6 salas de cinema, um supermercado, praça de restauração, e ainda 600 lugares de estacionamento cobertos.

Numa constante renovação, o W Shopping reformulou em 2012 a praça de restauração, disponibilizando duas novas áreas nesse piso, o W Kids e o W Bebé, centrando-se cada vez mais nas necessidades das famílias, oferecendo maior comodidade e conforto. Em 2017 foi reformulada toda a iluminação interior e exterior contribuindo para uma maior sustentabilidade do nosso Planeta.

Fórum Actor Mario Viegas

 Como chegar?

O Centro Cultural Regional de Santarém um projeto de descentralização cultural da Secretaria de Estado da Cultura

Mais Info

Este é um projeco de animação que assenta na valorização estética do espaço, criado para a polivalência de ações, permitindo o intercâmbio de experiências, apostando na diversidade.

Pode-se dizer que o Fórum criou um público informal e assíduo. Público esse que o CCRS pretende respeitar e alargar, quer pela regularidade das iniciativas, como, também pela qualidade das mesmas.

Os objetivos que o Fórum procura seguir são:

– Reforçar a regularidade das ações, procurando dar resposta às solicitações vindas do meio;

– Aprofundar a sua dimensão regional, realizando ações que, o ultrapassem enquanto espaço físico, divulgando valores artísticos da região.

Em 1996 este espaço passou a ser denominado de Fórum Actor Mário Viegas em homenagem ao falecido grande actor e poeta, natural de Santarém, Mário Viegas.

Museu municipal de santarém

 Como chegar?

A realidade museológica de Santarém nasce com a publicação do alvará de 16 de Fevereiro de 1876,

Mais Info

O local escolhido para a instalação do Museu de Santarém foi a igreja de S. João do Alporão, então sede de uma sociedade particular de teatro.

Após obras de remodelação que decorreram entre 1877 e 1889, o Museu abriu ao público, com um figurino distrital, no ano de 1889, passando para a competência municipal apenas três anos depois, em 24 de Dezembro de 1892.  Após uma longa hibernação, em 1992 o município de Santarém determina o fecho do velho ‘Museu dos Cacos’, iniciando uma profunda reestruturação.

As bases fundamentais da realidade museológica actual repousam numa estrutura polinucleada, integrando os núcleos já existentes: Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia (Igreja de S. João do Alporão), Núcleo Museológico do Tempo – 1ª fase (Torre das Cabaças), Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire e Centro de Interpretação Urbi Scallabis

Para mais informações consulte o site do Museu Municipal de Santarém em http://museu.cm-santarem.pt/.

Poderá efetuar aqui a marcação de visitas.

Passeio de Barco | Rio A Dentro

 Como chegar?

Um safari de barco no rio Tejo com a imensa beleza da paisagem natural das margens do rio.

Mais Info

OS “PASSEIOS DE NATUREZA RIO-A-DENTRO” DÃO A DESCOBRIR ALGO QUE NÃO SE PODE OBSERVAR EM MUITOS LUGARES DO MUNDO. Um composto único de natureza: rio, canais secundários, ilhas, recantos mágicos, lugares únicos, árvores e plantas sem fim, aves das mais diversas espécies e cavalos nas ilhas e praias.

Rio-a-Dentro

+351 915 880 518

PAsseio a cavalo

 Como chegar?

Passeio a cavalo pela bela paisagem da Quinta de Lagoalva e vinhas pela Cavalos na Areia, sempre acompanhado por um guia.

Mais Info

O projeto Cavalos na Areia – fundado em 2011 na Comporta – com o intuito de ligar as atividades equestres ao gosto pela vida ao ar livre, criou uma parceria com a Quinta da Lagoalva.
Assim, nascem os Cavalos na Lagoalva, com passeios em estreito contacto com a natureza.

Marque o seu passeio e disfrute de um dia no campo, num espaço amplo e repleto de ar puro.

– Este passeio é feito em grupo, em horários pré-definidos ou em formato de programa privado.
– As reservas devem ser realizadas com 48h de antecedência e estão sujeitas a confirmação por email.
– Se as condições meteorológicas não forem favoráveis, o passeio poderá ser cancelado e qualquer pagamento será devolvido na totalidade.
– Na eventualidade de um cliente não se encontrar em plenas condições físicas ou psicológicas para participar no programa, o mesmo poderá (por decisão do guia) ser cancelado.Idade mínima: 11 anos
Peso máximo: 90kg

Passeio de Balão

Um passeio de balão de ar quente é a derradeira aventura. Aprecie a bela paisagem ribatejana de cima e a adrenalina de estar no ar.

Mais Info

Queremos que se torne um eterno apaixonado por voar. E é tão fácil. Basta experimentar!

Voar num balão de ar quente leva-o a sentir algo inexplicável. Irá voar à mesma velocidade do vento!

Tudo começa com a preparação do cesto de vime, onde será levado a voar.
Dentro dele, lado a lado com outros passageiros encantados pela experiência, uns mais curiosos que outros, vai surpreender-se.
O balão irá crescer acima da sua cabeça por meio de aquecimento do ar.
Depois, só tem de deixar-se levar…

Operadores:

Windpassenger
www.windpassenger.pt
  +351 243 660 006

 

Balão Mágico – Rui Farinha
www.balaomagico.pt
  +351 961 805 015

 

Provas de Vinho e Azeite | Lagoalva

 Como chegar?

A Qta. da Lagoalva tem uma variada gama vinho. Permitindo que todas as visitas sejam agradáveis e extremamente informativas

Mais Info

A longa tradição da Quinta da Lagoalva como produtora de vinho é atestada em 1888, na Exibição Portuguesa de Indústria, onde esteve presente com 600 cascos de vinho.

 

Os 45 hectares de vinhas da Quinta da Lagoalva estão implantados nos melhores “terroirs” do Tejo e são constituídos pelas castas nacionais e mundiais com melhores aptidões enologicamente comprovadas tais como, nos brancos: Sauvignon Blanc, Alvarinho, Arinto, Fernão Pires, Verdelho, Chardonnay; e nos tintos: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta-Roriz, Cabernet Sauvignon, Shyrah, Tannat e Castelão.

Companhia das Lezírias

 Como chegar?

Durante esta atividade  podem respirar a pureza da briza marítima, apreciar a biodiversidade da Reserva Natural do Estuário do Tejo

Mais Info

Visita a adega – O Ciclo do Vinho – Programa para adultos e crianças a partir de 7 anos, onde durante 45 minutos se visitam as Vinhas, a Adega e a Sala de Barricas

Valor: 7.50€ / pessoa

Condição: Grupos com pelo menos 4 pessoas

 

Experiência, A Descoberta do Terroir da Herdade de Catapereiro – Numa visita de duas horas, para um mínimo de duas pessoas, vão poder conhecer-se as as Vinhas, a Adega e a Sala de Barricas e degustar-se um vinho Tyto Alba (Branco/Rosé/Tinto), uma prova de Espumante 1836, uma prova de vinho licoroso “Senhora Companhia” e uma prova de Azeite

Valor: 20 € / pessoa

Condição: Grupos com pelo menos 4 pessoas

Esta experiências vão dar a conhecer ao visitante a tradição e a beleza paisagística da Herdade de Catapereiro, passando pela vinha onde é feita uma introdução histórica da Companhia das Lezírias, prosseguindo para uma visita à adega, repleta de tecnologia e tradição enológica, e terminando com uma prova de vinhos e azeite que irá exemplificar cada um dos “micro-terroir” da propriedade.

Observação de Aves

 Como chegar?

EVOA – Área de Observação e Conservação de Aves do Estuário do Tejo, permite aos visitantes conhecer e desfrutar do património único 

Mais Info

No EVOA, o visitante pode usufruir de:

  • 5 km de percursos pelas lagoas
  • 4 observatórios e vários pontos de observação
  • Visitas guiadas diárias para observação de aves, com recurso a telescópios, binóculos e guias
  • Visita a exposição permanente, EVOA, Onde o Mundo Encontra o Tejo

O EVOA tem capacidade para receber até 120 visitantes/dia, garantindo a tranquilidade  das aves e a qualidade da experiência de visitação.

Para além da oferta diária, o EVOA realiza diversos eventos ao longo do ano, dinamizando este espaço que se renova a cada dia.

EVOA
www.evoa.pt
  +351 926 458 963

× Podemos ajudar?