- Enquadramento
A presente Política de Privacidade estabelece o compromisso do Villa Graça – Hostels & Apartments com os seus Clientes, em matéria de proteção de dados pessoais, visando reforçar e consolidar a sua relação de confiança e proximidade.
Através desta Política de Privacidade, o Villa Graça – Hostels & Apartments informa os seus Clientes relativamente aos tratamentos que realiza com os seus dados, bem como os direitos que lhes reconhece, enquanto titulares de dados pessoais.
O Villa Graça – Hostels & Apartments atua no estrito cumprimento dos princípios descritos nesta política, do Regulamento (UE) 2016/679 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – RGPD) e da legislação de proteção de dados aplicável, em todas as atividades de tratamento de dados pessoais que sejam da sua responsabilidade. O Villa Graça – Hostels & Apartments trata dados pessoais através de vários meios operacionais e técnicos que servem de suporte às atividades dos seus processos de negócio.
- Objetivos
A Política de Privacidade, como instrumento de comunicação, tem como principais objetivos:
- Reforçar e consolidar a relação de confiança e proximidade do Villa Graça – Hostels & Apartments com os seus Clientes;
- Demonstrar transparência no tratamento de dados pessoais realizados pelo Villa Graça – Hostels & Apartments;
- Informar os Clientes dos seus direitos, enquanto titulares de dados pessoais, e da forma como podem exercê-los;
- Informar os Clientes sobre os Responsáveis do Villa Graça – Hostels & Apartments a quem podem solicitar o exercício dos seus direitos, ou esclarecer como são tratados os seus dados pessoais;
- Âmbito de aplicação
A Política de Privacidade aplica-se, exclusivamente, ao tratamento de dados pessoais efetuados pelo Villa Graça – Hostels & Apartments, no contexto das finalidades previstas. Para efeitos desta Política de Privacidade, considera-se dado pessoal toda e qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É identificável o Cliente que possa ser identificado direta ou indiretamente, nomeadamente através de um número de identificação ou através de características específicas da sua identidade física, fisiológica, genética, cultural ou social.
- Política de Privacidade
- O nosso compromisso
A proteção dos seus dados pessoais é uma prioridade para o Villa Graça – Hostels & Apartments. Assumimos o compromisso de apenas tratar os seus dados pessoais que sejam estritamente necessários para lhe prestar os melhores serviços, garantindo transparência na informação e aplicação das melhores práticas, no domínio da segurança e da proteção dos dados pessoais.
Sempre que os seus dados pessoais sejam tratados por entidades contratadas, o Villa Graça – Hostels & Apartments exigirá que estas entidades apresentem o mesmo nível de garantia de privacidade e segurança em matéria de proteção de dados pessoais.
Queremos merecer a sua confiança e que sinta que os seus dados pessoais estão seguros connosco, pois estaremos sempre comprometidos em proteger a sua privacidade, assumindo, com grande seriedade e empenho, as nossas responsabilidades no que respeita à proteção dos seus dados pessoais.
Sempre que tiver qualquer dúvida sobre o tratamento dos seus dados pessoais, estaremos disponíveis para o ajudar, através de geral@villagraca.pt.
- O que são dados pessoais e que categorias de dados tratamos no Villa Graça – Hostels & Apartments?
O novo Regulamento Geral de Proteção de Dados estabelece uma definição mais abrangente do conceito de dado pessoal. Um dado pessoal é qualquer informação, independentemente da sua natureza e do suporte em que se apresente, capaz de identificar uma pessoa. São exemplos de categorias de dados pessoais tratados pelo Villa Graça – Hostels & Apartments:
- Dados de identificação e contacto:
Nome, número do documento de identificação, número de identificação fiscal (NIF), idade, data de nascimento, contacto telefónico, email, morada, profissão, estado civil, habilitações literárias, dados de pagamento, identificadores eletrónicos (credenciais de login digital), etc..
- Relação com a Empresa:
Histórico de visitas, produtos e serviços que pesquisou, comprou ou subscreveu.
- Perfil:
Gostos, interesses e preferências, na sua relação com o Villa Graça – Hostels & Apartments.
- Imagem:
Encontram-se instalados sistemas de videovigilância (CCTV) para garantir a segurança de todos os que nos visitam.
- Quem é o responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais?
A entidades responsáveis pelo tratamento dos seus dados pessoais é a empresa:
IIFPG – Sociedade de Investimentos, Lda..
Rua Dr. Hilário Barreiro Nunes Lote 50 A – Armazém 1 2005-002 Várzea – Santarém
Tel: +351 243 323 934 Chamada para a rede fixa nacional;
Email: geral@villagraca.pt
- Em que situações é que tratamos os seus dados pessoais?
No Villa Graça – Hostels & Apartments procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais mediante o seu consentimento, quando faz uma compra, quando contrata um serviço ou quando utiliza o nosso site. Este tratamento pode ser feito oralmente, por escrito ou através do nosso site.
- Para que finalidades tratamos os seus dados pessoais?
O Villa Graça – Hostels & Apartments garante que os seus dados pessoais são tratados apenas para as finalidades que lhe foram comunicadas, não sendo usados para qualquer outra finalidade. Assim, tratamos os seus dados pessoais para garantir a qualidade do serviço que lhe prestamos e para podermos responder melhor às suas necessidades.
Alguns exemplos de finalidades para as quais podemos usar os seus dados pessoais:
- Comunicação com clientes e esclarecimento de dúvidas;
- Processamento de pedidos de informação;
- Comunicações de marketing direto (caso tenha consentido no tratamento dos seus dados pessoais para esta finalidade);
- Solicitação de serviços/produtos;
- Com que base tratamos os seus dados pessoais?
Estas são as circunstâncias que nos permitem tratar os seus dados pessoais:
- O seu consentimento expresso
seja por escrito, ou oralmente, por exemplo, para efeitos de marketing direto, para que receba emails ou mensagens SMS, por parte do Villa Graça – Hostels & Apartments.
- A execução de um contrato
que celebrou com o Villa Graça – Hostels & Apartments, como por exemplo, um contrato de compra e venda de produtos ou serviços adquiridos ao Villa Graça – Hostels & Apartments.
- O cumprimento de uma obrigação legal
- O interesse legítimo do Villa Graça – Hostels & Apartments
por exemplo, decorrentes da recolha de sugestões/reclamações, para efeitos de melhoria da qualidade do serviço prestado.
O Villa Graça – Hostels & Apartments compromete-se a tratar os seus dados pessoais de forma a garantir a confidencialidade, a segurança e a proteção desses dados contra o seu tratamento não autorizado ou ilícito e contra a sua perda, destruição ou dano.
- Por quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?
Apenas conservamos os seus dados pessoais durante o período estritamente necessário para cumprir os objetivos acima identificados, dentro dos limites legais. Terminado o prazo de conservação definido, o Villa Graça – Hostels & Apartments compromete-se a eliminar, destruir ou anonimizar os seus dados pessoais. De uma forma geral, o Villa Graça – Hostels & Apartments conserva dados de transações durante um período de 10 anos, sendo este o prazo definido por lei, bem como o prazo máximo razoável de vida útil dos nossos equipamentos.
Relativamente à videovigilância, apenas conservamos os seus dados pessoais pelo prazo de 30 dias, por imposição legal e para os efeitos legalmente definidos. Poderá solicitar-nos informações adicionais relativamente aos períodos de conservação dos seus dados pessoais, através geral@villagraca.pt.
- A quem transmitimos os seus dados pessoais?
Sempre que necessário o Villa Graça – Hostels & Apartments poderá transmitir os seus dados pessoais a terceiros – empresas parceiras do Villa Graça – Hostels & Apartments, por exemplo:
– prestadores de serviços para transporte de mercadorias – apenas e exclusivamente para efeitos de execução de um serviço que contratou, como a entrega de um produto ao domicílio;
– instituições financeiras;
– a entidades do Estado, como a Autoridade Tributária – os seus dados pessoais podem também ser comunicados, no cumprimento da lei, a entidades do Estado, como a Autoridade Tributária.
- Quais os seus direitos de proteção de dados pessoais e como pode exercê-los?
- Direito de acesso à informação:
Pode obter a confirmação de quais os seus dados pessoais tratados pelo Villa Graça – Hostels & Apartments, bem como a respetiva informação acerca das finalidades do tratamento ou dos prazos de conservação desses dados.
- Direito de retificação:
Pode pedir a alteração dos seus dados pessoais que estejam incorretos ou incompletos.
- Direito de apagar dados:
Pode pedir para apagar os seus dados pessoais, desde que não se verifiquem imposições legais para a sua conservação.
- Direito à portabilidade:
Pode receber os dados pessoais que nos forneceu de forma estruturada em formato digital de leitura automática.
- Direito de oposição:
Pode opor-se ou retirar o consentimento que deu anteriormente a um tratamento dos seus dados pessoais.
- Direito à limitação do tratamento:
Pode pedir a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, sob a forma de:
- Suspensão do tratamento;
- Limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.
- Direito a não ficar sujeito a decisões individuais automatizadas (profilling):
Pode pedir para não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automático. Estas decisões estão relacionadas com a definição de perfis de consumo por parte do Villa Graça – Hostels & Apartments, com base nos seus gostos, interesses e preferências, histórico de pesquisas e compras, etc., nomeadamente para prestar um serviço de qualidade e adequar as comunicações de marketing.
Pode exercer estes direitos por escrito, através geral@villagraca.pt.
O Villa Graça – Hostels & Apartments procederá à análise cuidada dos pedidos, avaliando a sua legitimidade e pertinência, comprometendo-se a dar resposta em tempo oportuno. Caso necessite, o titular de dados pessoais poderá, ainda, apresentar reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
- Cookies
O Villa Graça – Hostels & Apartments utiliza, nos seus websites, cookies que permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação dos nossos utilizadores, aumentando, por um lado, a rapidez e eficiência de resposta e, por outro, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.
A colocação de cookies não só ajuda os websites a reconhecer o dispositivo do utilizador na próxima vez que nos visita, mas também será imprescindível para o funcionamento dos mesmos.
Os cookies usados pelo Villa Graça – Hostels & Apartments, em todos os seus websites, não recolhem informações pessoais que permitam identificar o utilizador, guardando apenas informações genéricas, designadamente, a forma e/ou local de acesso do utilizador e o modo como usa os Websites. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as preferências do usuário.
Cookies de sessão: São cookies temporárias que permanecem em arquivo de cookies do navegador até que este abandone a página web, pelo que não fica qualquer registo no disco rígido do usuário. A informação recolhida por estes cookies serve para analisar padrões de tráfego do site. Em última análise, isso permite-nos melhorar o conteúdo e melhorar a usabilidade do site.
Cookies de análise: São aqueles que bem tratados por nós ou por terceiros, nos permitem quantificar o número de usuários e realizar a medição e análise estatística de como os usuários usam o serviço oferecido. Examinamos a sua navegação no nosso site, com o objetivo de melhorar o fornecimento de produtos ou serviços que lhe disponibilizamos.
Cookies publicitários: São aqueles que bem tratados por nós ou por terceiros, nos permitem gerir de uma forma mais eficaz a oferta de espaços publicitários que existem no site, podendo analisar os seus hábitos de navegação e mostrar-lhe publicidade relacionada com o seu perfil de navegação.
- Como protegemos os seus dados pessoais?
O Villa Graça – Hostels & Apartments dispõe de uma diversidade de medidas de segurança da informação, alinhadas com as melhores práticas nacionais e internacionais, de modo a proteger os seus dados pessoais, incluindo controlos tecnológicos, medidas administrativas, técnicas, físicas e procedimentos que garantem a proteção dos seus dados pessoais, impedindo a sua utilização indevida, o acesso e divulgação não autorizada, a sua perda, a sua alteração indevida ou inadvertida, ou a sua destruição não autorizada.
Assumimos, em matéria de segurança da informação, o mesmo compromisso de melhoria contínua pelo qual nos pautamos na nossa atividade diária.
Entre outras, destacamos as seguintes medidas:
- Acesso restrito aos seus dados pessoais;
- Armazenamento e transmissão de dados pessoais de forma segura;
- Proteção dos sistemas de informação através de dispositivos que impedem o acesso não autorizado aos seus dados pessoais;
- Implementação de mecanismos que garantem a salvaguarda da integridade e da qualidade dos seus dados pessoais;
- Monitorização regular dos sistemas de informação, com o objetivo de prevenir, detetar e impedir o uso indevido dos seus dados pessoais;
- Redundância de equipamentos de armazenamento, processamento e comunicação de dados pessoais, para evitar perda de disponibilidade.
- Atualizações a esta Política de Privacidade
A presente Política de Privacidade pode ser revista e atualizada, o que será objeto de divulgação através do nosso website.